á Busca Avanšada
Alfabetização: Políticas Mundiais e Movimentos Nacionais
R$ 43,00

Editora: Autores Associados
Autor: Cláudia Maria Mendes Gontijo
P?ginas: 160
PRAZO DE ENTREGA:

 
10 dias ap?s a confirma??o do pagamento.



SINOPSE:

OFERTA ESPECIAL ! FRETE GRATUITO PARA TODO BRASIL ATÉ 10/02!

Sinopse:

Ler este estudo Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais, elaborado com o cotejo de documentos de órgãos internacionais, de inúmeros documentos das políticas e programas nacionais, trazendo dados sobre testes de avaliação da alfabetização por meio da Provinha Brasil, é extremamente útil a todos, particularmente aos professores, para que estes compreendam o percurso que estão sendo obrigados a percorrer com seus alunos.

O livro aborda questões político-pedagógicas essenciais para a compreensão dos rumos da alfabetização infantil na atualidade.


Sumário :


Prefácio - Reforçar práticas de resultados insatisfatórios       ix

João Wanderley Geraldi

Apresentação................................. 1

Vania Carvalho de Araújo

Introdução................................... 3

1. A centralidade da alfabetização nas políticas mundiais de educação no século XXI................................. 7

   1. Concepções e conceitos de alfabetização..... 14

2. Os movimentos nacionais................... 25

   1. Novos caminhos para a alfabetização infantil? 26

   2. Críticas ao construtivismo e a proposição de “novas” teorias      34

   3. Alfabetização e letramento................. 41

   4. Pesquisas sobre práticas de alfabetização... 49

 

3. Os programas implementados pelo Ministério da Educação         65

   1. Programa de formação de professores: Pró-Letramento         67

   2. Livros didáticos de alfabetização...... 82

   3. Ensino fundamental de nove anos e alfabetização        90

   4. Plano de Desenvolvimento da Educação e alfabetização        107

   5. Avaliação da alfabetização: Provinha Brasil        110

Considerações finais......................... 129

Referências.................................. 133

Sobre a autora          147


Sobre a Autora:


CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO é professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra a linha de pesquisa de Educação e Linguagens do Programa de Pós‑Graduação em Educação da Ufes. Cursou graduação em pedagogia e mestrado em educação na Ufes, doutorado em educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e realizou pós‑doutoramento na University of California, Berkeley, Califórnia, Estados Unidos. Atualmente, dedica-se aos estudos sobre a história da alfabetização no Espírito Santo e no Brasil.