á Busca Avanšada
Pedagogia Socialista - Legado da revolucao de 1917 e desafios atuais
R$ 25,00

Editora: Expressão Popular
Autor: Roseli Salete Caldart; Rafael Litvin Villas Bôas (Orgs.)
P?ginas: 320
PRAZO DE ENTREGA:

 
10 dias ap?s a confirma??o do pagamento.



SINOPSE:

Este livro integra o conjunto de publicações da Editora Expressão Popular no ano de comemoração do centenário da Revolução Russa/Soviética de 1917. Trata-se do acontecimento histórico mais importante da época contemporânea, que nos inspira a determinadas chaves de leitura do momento atual e, particularmente, nos ajuda a pensar sobre os desafios da formação humana, na configuração do confronto entre capital e trabalho hoje.

Como afirma um dos textos, o legado revolucionário “nos interpela a avançar na construção da pedagogia socialista no tempo presente e na sociedade brasileira”, como uma “pedagogia da luta de classes” que visa preparar a classe trabalhadora, do campo e da cidade, para que cumpra “seu papel histórico revolucionário de extinguir todas as classes”. E que para tanto necessita aprender a tomar seu destino social em suas mãos.

Comemorar é memorar junto. Foi o que os participantes do Seminário que deu origem aos textos desta obra fizeram coletivamente, na Escola Nacional Florestan Fernandes em maio de 2017. Os estudos e debates realizados indicam que estamos vivendo um momento histórico de retomada do interesse na análise marxista do capitalismo e nas tentativas de construção do socialismo. E analisam a construção da pedagogia socialista neste cenário.

Os textos reunidos neste livro foram escritos a partir das exposições e discussões do Seminário, enriquecidos pelos anos de pesquisas sobre os assuntos abordados, por parte dos pesquisadores e militantes convidados para as mesas. O conjunto das abordagens ao mesmo tempo recupera as experiências do processo da revolução e faz uma análise projetiva das contradições e dos desafios de nosso tempo histórico, desde os pressupostos das conquistas revolucionárias e suas referências.