á Busca Avanšada
Conhecimento e Interesse
R$ 76,00

Editora: Unesp
Autor: Jürgen Habermas
P?ginas: 525
PRAZO DE ENTREGA:

 
10 dias ap?s a confirma??o do pagamento.



SINOPSE:

OFERTA! FRETE GRATUITO PARA TODO BRASIL!!!!



Sinopse:
Esta obra, a mais especificamente filosófica e a mais importante de Jürgen Habermas do ponto de vista da epistemologia, discute o entrelaçamento entre razão prática e razão pura e mostra a importância das definições do conhecimento, levantando questões sobre os fatores que o definem.

Para o filósofo, o livro é uma tentativa de reconstruir a pré-história do positivismo, com intenção de analisar as conexões entre conhecimento e interesses humanos. Convencido da crescente importância histórica e social das ciências naturais e comportamentais, ele busca demonstrar a importância de compreender os significados centrais e justificativas dessas ciências,enquanto argumenta que, por muito tempo, a relação entre filosofia e ciências têm sido bastante distorcida.

Extraordinariamente amplo, o livro analisa as principais correntes da filosofia moderna - kantismo, marxismo, positivismo, pragmatismo, hermenêutica, filosofia da ciência, filosofia da linguagem e a fenomenologia - e desnuda a estrutura dos processos de investigação que determinam o significado e a validade de todas as declarações humanas que afirmam a objetividade.

Escrito em 1968, Conhecimento e interesse traria incômodo posteriormente a Habermas, que chega a considerá-la um fracasso. Sobre tal avaliação ele escreve duas autocríticas severas, inseridas nesta edição, como posfácio. Mas, como escreve Luiz Repa na apresentação, o leitor atento não deixará de perceber que o livro tanto contém os desdobramentos que se seguirão depois, como também potencialidades de uma outra abordagem, não menos interessante, a começar pelo fato de que antecipa tendências hoje em voga.