Busca Avançada
Revolução Francesa, A
ESGOTADO

Editora: Unesp
Autor: Michel Vovelle
P?ginas: 320
PRAZO DE ENTREGA:

 
Produto esgotado.



SINOPSE:

Indispensável, esta obra retrata os dez anos da Revolução Francesa à luz das mais recentes descobertas e interpretações da pesquisa historiográfica. O autor, considerado a maior autoridade mundial na história do acontecimento que marcou a passagem para a era atual, coloca em perspectiva as versões tradicionais dos fatos da época e levanta novos questionamentos para as gerações atuais.

Sem desprezar a cronologia e o factual, Vovelle reflete em especial sobre as principais interrogações que o período suscita. Assim, questiona algumas das interpretações usuais como, por exemplo, a que atribui um ímpeto belicista aos revolucionários, por terem se engajado na campanha militar pela Europa que desembocou no período do Terror. E também rejeita a interpretação corrente e simplista acerca dos contrarrevolucionários do Oeste francês, que seriam ora defensores do rei, ora fanáticos religiosos – para Vovelle havia ainda um campesinato descontente com a ordem burguesa, cujas necessidades não haviam sido contempladas pelo Estado revolucionário.

As análises do autor encontram respaldo não somente em suas citações, mas também em anexos que complementam o texto. São documentos (discursos, leis ou excertos de jornais), mapas e gráficos que ilustram aspectos sociais e econômicos da década revolucionária