Busca Avançada
Classe Operária Vai ao Parlamento, A
ESGOTADO

Editora: Alameda
Autor: Dainis Karepovs
Páginas: 178
PRAZO DE ENTREGA:

 
Produto esgotado.



SINOPSE:

O Bloco Operário e Camponês na política brasileira
A influência da classe trabalhadora no período de 1924 a 1930

Desde a proclamação da República já existiam no Brasil partidos políticos que se diziam operários. Mais recentemente, pudemos presenciar a eleição de Luís Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Marco histórico na vida da República brasileira, pois assinalou, pela primeira vez, a chegada ao Poder Executivo de um representante da classe trabalhadora, onde até então só haviam ocupado o cargo membros ou representantes da elite político-econômica brasileira. Esse fato foi resultado de uma longa trajetória, que se iniciou, efetivamente, nos anos de 1920.

A Classe Operária vai ao parlamento traz o exame dessa trajetória, de quase um século, do Bloco Operário. Devido à grande abrangência do tema, a obra se foca nos acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro, onde se constituiu a experiência de maior visibilidade. Excetuando-se apenas um episódio referente ao município de Santos, onde pela primeira vez, em 1925, os comunistas tiveram sua disputa eleitoral.

O assunto do Bloco Operário é ainda um tema atual em nossa história política, propiciando elementos de reflexão ainda hoje válidos: seja pelas reivindicações dos trabalhadores que continuam sem atendimento, seja pelas práticas políticas da elite brasileira, seja pela apropriação privada dos mandatos políticos praticada por essa mesma elite ou ainda por uma série de outros temas com os quais iremos nos defrontar nas páginas do livro.

Sobre o autor: Dainis Karepovs é historiador e doutor em História pela USP. Autor de Luta Subterrânea: o PCB em 1937-1938 (2003), A História dos Bancários: Lutas e Conquistas, 1923-1993 (1993) e Na Contracorrente da História (1987, em parceria com Fulvio Abramo). É pesquisador do Centro de Documentação do Movimento Operário Mario Pedrosa - CEMAP.