á Busca Avanšada
Comunicação Sindical no Brasil
ESGOTADO

Editora: Sundermann, José Luis e Rosa
Autor: Claudia Costa
P?ginas: 78
PRAZO DE ENTREGA:

 
Produto esgotado.



SINOPSE:

"Os desafios cotidianos vividos pela comunição sindical no Século XXI são muitos. Entre eles, responder ao neoliberalismo e as suas implicações no mundo do trabalho. Como lidar com as novas tecnologias na area da informalçao - principalmente a internet - e conduzir as novas disputas políticas no interior do movimento sindical.
A comunicação sindical tem diante de si o desafio de responder a essas questões precisando renovar-se e tornar-se atraente num mundo repleto de atrativos e de tantos discursos persuasivos. É um desafio conquistar espaço e credibilidade nos corações e mentes de nosso público quando as ofertas de informação são tantas - na forma e no conteudo. 
Para tratar desses desafios do cotidiano, resgato alguns conceitos que influenciaram a maneira de fazer imprensa sindical no início do século XX no Brasil. Resgato também duas experiências importantes nas décadas finais desse século: a do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, ambos no Estado de São Paulo"
Claudia Costa é jornalista e professora universitária, convive com comunicação sindical desde 1987. Já trabalhou no Sindicato dos Médicos e dos Bancários do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e participou de inúmeras eleições sindicais pelo país. Também foi assessora de Organização da CUT Nacional e atualmente está na área de Comunicação da CSP-Conlutas. Em 2003 fez estágio no jornal sindical Labor Notes, em Detroit (MI - EUA). Sua dissertação de Mestrado é sobre as imprensas da Igreja, das organizações de esquerda e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no período da retomada das greves, ao final da década de 70.