á Busca Avanšada
Direito processual de capitalismo
R$ 25,00

Editora: Expressão Popular
Autor: Marcelo Gomes Franco Grillo
P?ginas: 180
PRAZO DE ENTREGA:

 
10 dias ap?s a confirma??o do pagamento.



SINOPSE:

Marcelo Gomes Franco Grillo avança no solo da relação entre Estado e direito, reconhecendo que, no caso do direito processual, tal conformação chega a talhar uma forma social residual, resultante desse vasto campo de derivações e conformações de formas sociais do capitalismo. (…)

Nesta específica relação entre sujeitos perante o Estado e perante si, exsurge um tipo peculiar de condensação de relações sociais. A propriedade privada e o contrato desaguam em autor e réu. Nas estruturas da dinâmica do capital, de algum modo ter e vincular-se são sempre a potência e a prática de demandar e ser demandado. A investigação deste livro é tanto propositiva de uma originalíssima e avançada leitura sobre os fundamentos materiais e históricos do direito processual quanto é, também, um inventário de suas matrizes e, ainda, um desdobrar de implicações.

No campo das bases do direito processual, Grillo estabelece uma valiosa reflexão sobre sua história, constituindo, a partir das melhores reflexões de variados autores, uma nova padronização sobre o fenômeno processual – numa leitura de ampla erudição que se funda tanto no processo civil quanto no processo penal. Desdobrando tal leitura, reconfigura e aponta as especificidades capitalistas do direito processual.

O juiz, as partes, o devido processo legal, o contraditório e ampla defesa são pensados a partir da forma mercadoria. Tem-se, nesta obra, a mais alta e mais original leitura teórica do direito processual já realizada em nossos tempo

Alysson Leandro Mascaro